O que é a identidade vocacional?
A identidade vocacional está associada à identidade entendida de modo mais global e que significa a forma como a pessoa se vê, como pensa que é e como regula o seu comportamento. É um processo de desenvolvimento e de mudança. No entanto, ao longo do tempo, algumas características essenciais da identidade da pessoa vão-se mantendo.
A identidade vocacional refere-se à forma como a pessoa se vê em termos de personalidade, de interesses, de competências, de valores, de projetos. Desta forma, a pessoa pode sentir-se mais próxima de certos locais e atividades formativas ou de emprego e mais distante de outras, conforme os associe ou não a caraterísticas análogas às suas.
Também a identidade vocacional está associada a um processo de desenvolvimento e de mudança, onde habitualmente se definem etapas. À medida que a pessoa avança no seu desenvolvimento vai adquirindo maior maturidade vocacional.
Maturidade é a capacidade de enfrentar tarefas de desenvolvimento com as quais se é confrontado. A maturidade vocacional refere-se à prontidão que a pessoa apresenta para enfrentar os momentos de tomada de decisão recorrendo a atitudes e a comportamentos de exploração vocacional, procedendo à integração cognitiva e emocional dos resultados das (novas) experiências de exploração vivenciadas. No final do 9º ano de escolaridade, não são sinais de maturidade vocacional escolher tendo apenas em conta um aspeto, como por exemplo ficar numa determinada escola, ficar junto de um amigo, ou “fugir” de uma disciplina.