top of page

Como se escolhe?

Cada pessoa escolhe, de entre diversas alternativas, aquelas que, a partir da exploração, reflexão e integração, assumem um forte destaque significativo do ponto de vista emocional, ecológico e temporal.

Cada pessoa tem uma forma diferente e única de realizar as suas escolhas.

No caso das escolhas vocacionais importa ter em conta dados relativos à identidade vocacional (interesses, competências, valores vocacionais, personalidade, projetos), as influências sociais da família e de outras pessoas mais ou menos significativas, as informações disponíveis do contexto, acerca de oportunidades de formação e de emprego, entre outros aspetos.

O desenvolvimento do ser humano faz com que o mesmo se torne cada vez mais autodeterminado e autónomo nestes processos, o que faz com que o “peso” ou a importância atribuída a cada um dos aspetos referidos (interesses, formações, etc.) varie muito de pessoa para pessoa.

Existem aspetos específicos referentes às caraterísticas das escolhas vocacionais que nos levam a aconselhar que as mesmas sejam realizadas sob orientação de um/a Psicólogo/a especialista em educação.

Para mais informações acerca deste assunto, contacta as Psicólogas ao serviço neste Agrupamento de Escolas.

bottom of page