O que são aptidões ou competências vocacionais?
Num sentido psicológico mais geral, aptidão diz respeito à capacidade de a pessoa realizar alguma coisa. Depende de tendências inatas. Algumas dessas tendências podem nunca se manifestar sob a forma de aptidões por falta de estímulo ou de oportunidades.
Competências e habilidades são inseparáveis da ação e também exigem domínio de conhecimento.
O conceito de competência refere-se a um conjunto integrado e estruturado de saberes –– saber-fazer, saber-ser e saber-aprender –– que a pessoa mobiliza para resolver de forma competente várias tarefas com que é confrontado ao longo da sua vida.
Entre as várias competências que possuímos encontramos as que mobilizamos para o exercício das atividades profissionais. No entanto, noutras dimensões significativas das nossas vidas, que implicam o desempenho de outros papéis, necessitamos de ativar competências mais energéticas e emocionais. Existe também um conjunto de competências a que geralmente chamamos de transversais e que são conhecidas como “soft skills”, que são importantes na maioria das situações da nossa vida e podem ajudar a ter sucesso em qualquer carreira profissional.
Existem atividades específicas de avaliação das competências vocacionais, com ou sem recurso a testes psicológicos que são realizadas sob orientação de um/a Psicólogo/a especialista em educação.
Para mais informações acerca deste assunto, contacta as Psicólogas ao serviço neste Agrupamento de Escolas.